domingo, 23 de agosto de 2009

Mothern - O seriado da mãe moderna

Olá,

Quando eu estava na maternidade esperando pela chegada do meu primeiro filho, Paulo, descobri na GNT um seriado que me apaixonei - MOTHERN  -
É uma série muito interessante e que retrata o cotidiano de quatro mulheres de forma bem humorada e moderna. As quatro amigas trocam experiências e vão descobrindo toda a magia e as dificuldades de ser mãe nos dias de hoje.
Me identifico muito com a série, que a cada epidódio mostra situações diferentes mas muito reais.



Mothern está repleta de reflexões, problemas e situações que uma mãe moderna enfrenta. A série possui um formato inovador, que mistura ficção e realidade. Enquanto as personagens tentam resolver suas questões, depoimentos reais fazem uma análise dos temas abordados. Como ser materna e moderna ao mesmo tempo. Eis a grande questão!
Depois que comecei assistir a série, pesquisei e descobri que a série teve início com o blog, muito bom também e também tem o livro - Mothern, manual da mãe moderna, que é muito legal !

Vale a pena conferir !!!
O link do blog está aqui http://mothern.blogspot.com
O livro você encontra fácil em qualquer livraria !!
E a série você pode assitir nos seguintes horários:
Exibição: quinta - 23h30 - GNT Reprise: domingo, sábado - 17h00 - GNT



sábado, sexta - 21h30 - GNT


sexta, quinta - 18h30 - GNT


domingo, sábado, quarta - 03h30 - GNT


quinta, quarta - 11h00 - GNT


quarta - 23h30 - GNT


terça - 13h00 - GNT


terça - 19h30 - GNT
 
Divirta-se !!!

Simulador de carinho de mãe???????



Olá, Boa Noite !!
Acabei de ler essa notícia e não pude deixar de postá-la. É um simulador de carinho de mãe, dá pra acreditar ????? Tem louco pra tudo !!!!

"Recentemente surgiu o Zaky Infant Pillow, uma espécie de 'sossega nenê'. São dois acolchoados em forma de mãos humanas que se encaixam na cabeça e no tronco de recém-nascidos, simulando o carinho materno. Muitos bebês só pegam no sono se sentirem que a mãe está por perto, e essa invenção promete resolver esse problema. (Foto: Reprodução/pregnancystore.com) " - Notícia publicada no G1

Sling it, baby !!!

Clique aqui e veja várioa modelos e estampas maravilhosas !!!

O Sling é um carregador de bebês feito de pano, que se ajusta ao corpo da mamãe.


 



Ele proporciona conforto ao bebê e deixa livre os braços do adulto. O bebê sente-se seguro pois o sling favorece o contato entre mãe e filho, permite que ele sinta o cheiro da mãe, que lhe é bem familiar e tem efeito tranqüilizador, além de aumentar a auto-estima da mamãe.






Pode ser usado desde o nascimento do bebê.






Fortalece o vínculo afetivo entre a mamãe e o bebê.






Nos primeiros meses depois do nascimento, o bebê sente-se desconfortável com o novo mundo que o cerca e necessita do contato com a mamãe. O sling ajuda nesse contato, simula a posição em que ele estava no útero e acalma o bebê.






Favorece a amamentação. Você pode amamentar em local público e manter a privacidade.






Nos períodos das cólicas, o contato entre a barriga da mamãe e a do bebê, propiciado pelo sling, ameniza o desconforto abdominal.






Após a amamentação, para evitar o refluxo, o sling torna-se um ótimo aliado, pois o bebê pode ser colocado em posição que favorece a digestão.






Por ser de fácil transporte e ocupar pouco espaço, ele pode ser utilizado nas mais diversas situações: no ônibus, no supermercado, no shopping, para subir e descer escadas...






Bonito e elegante, é uma peça essencial para toda mamãe moderna !!






Sling você também !!!

Gravidez Semana a Semana

Boa Noite,


Lí esse artigo no "Portal do bebê" e resolvi publicá-lo aqui. é bem direto !!!


Gravidez - Semana a Semana


São necessárias 40 semanas desde o momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo até que o bebê nasça.

Durante a relação sexual, milhões de espermatozóides penetram através da vagina da mulher e sobem a uma velocidade estrondosa ao útero até chegar à Trompas.

 
Se esta mulher estiver em seu período fértil (dias anteriores ou posteriores à ovulação), um deles pode encontrar-se com um óvulo e fecudá-lo. Uma vez alcançado seu núcleo, onde se localiza suas informações genéticas, as 2 células fundem-se, trocam cromossomas e geram a 1ª célula do bebê a partir da qual formarão todas as demais.

Enquanto o ovo desce até o útero, acontecem sucessivas divisões desta célula. Primeiro, dividem-se em 2, que por sua vez se dividem em 4 e depois em 8, depois em 16 e assim sucessivamente. Tudo isto em aproximadamente 4 dias após a fecundação.

O ovo continua a dividir-se, e as células agrupam-se em forma de amora. Pouco depois, as células concentram-se em dois grupos: as externas, responsáveis pela futura placenta, e as internas - blastocito - que darão lugar ao embrião.

Então começam a formar-se também as membranas externa e interna, que constituem a "bolsa" onde o embrião habitará, e dentro dela, o líquido amniótico. A gravidez propriamente dita inicia-se quando o embrião consegue implantar-se no endométrio; no entanto, a mulher ainda não sabe que está à espera de um filho.



A partir desse momento, a comunicação materno-fetal produz-se através da placenta, que se une ao embrião por meio daquilo que será o cordão umbilical: uma espécie de correia transportadora de nutrientes e de oxigénio para o bebê, que também devolve ao organismo materno o dióxido de carbono e os produtos recusados pelo metabolismo fetal.

Uma gravidez tem a duração de 40 semanas contadas a partir da data da última menstruação da mulher. Ou seja, 38 semanas após a fecundação (que acontece duas semanas depois da menstruação, quando a mulher tem a ovulação).

Se falarmos, por exemplo, da semana 12, referimo-nos a 12 semanas contadas desde a última menstruação, embora o embrião tenha apenas 10 semanas de vida.

O que acontece no primeiro trimestre da Gravidez


Durante esta etapa produz-se a organogénese completa (formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos). Por isso, é muito importante que neste período a mamãe não tome medicamentos nem se exponha a outros factores de risco.

10 dias depois da fecundação

O embrião mede apenas um milímetro e já está totalmente implantado no endométrio.

Semana 5 da Gravidez
A mulher percebe a falta da menstruação.

Semana 6 da Gravidez
O pequeno coração do embrião começa a bater. Formam-se os pulmões e o tubo neural, que mais tarde dará origem ao cérebro e à espinha dorsal.


Semana 8 da Gravidez
Através da ultrasonografia já é possível observar o botão embrionário que mede aproximadamente 10 a 14 mm.. E também o seu coração: uma luzinha intermitente.

Semana 9 da Gravidez
Nesta semana o embrião cresce muito: chega a medir entre 17 e 22 mm: praticamente duplica o seu tamanho e seu peso. Se efetuássemos uma ultrasonografia, poderíamos verificar que o pequenino ser já se move, embora a sua mamãe ainda não o note (em breve sentirá os famosos "chutes", por volta do quinto mês).




Semana 10 da Gravidez
Continua a crescer, mas não tanto como aconteceu na semana anterior. Agora mede cerca de 3 cm. Começa a distinguir-se a cabeça, o corpinho, e a esboçarem-se os membros. Durante o primeiro trimestre, a cabeça do bebê regista um crescimento muito rápido, e é consideravelmente maior do que o resto do corpo.



Começa a modelar-se o rosto e a formarem-se os futuros dentes de leite. Os órgãos internos que irão dar origem aos grandes sistemas (digestivo, urinário, circulatório, pulmonar, sistema nervoso central e periférico, pele e anexos) continuam o seu desenvolvimento. Os movimentos tornam-se mais frequentes.


Semana 11 da Gravidez
O embrião muda de nome: a partir desta semana chama-se feto. O seu tamanho é de 4 cm, mas se pudéssemos esticá-lo (está dobrado) comprovaríamos que o seu tamanho é de aproximadamente 5,5 cm. Os principais órgãos encontram-se definidos e em desenvolvimento.






A cabeça encontra-se inclinada para a frente e o seu tamanho é semelhante ao do corpo inteiro, proporção que se manterá até ao final do terceiro trimestre. Os dedos das mãos e dos pés têm unhas moles. O nariz já está formado, mas os orifícios nasais estão obstruídos por pele.




No segundo trimestre da Gravidez




Para a mamãe, a etapa que abrange desde a semana 12 até à 24, é bastante agradável. Sente-se muito melhor: ficaram para trás as náuseas, os vômitos e outras más disposições, assim como os fantasmas de um aborto espontâneo.






No primeiro trimestre, tanto o tronco como os membros crescerão mais do que a cabeça; o feto deixará de ser tão "cabeçudo" e começará a adquirir características similares às que terá ao nascer.






Semana 12 da Gravidez
O feto mede 5 cm, e esticado, 7,5 cm. Já é capaz de movimentar os braços e as pernas. Também pode fechar e abrir as mãos. Continuam a modelar-se os traços do rosto.






Formam-se os folículos pilosos que darão origem aos pêlos. O pequenino já tem cílios, embora ainda permaneçam fechados.






Semana 13 da Gravidez
O seu tamanho é de 6 cm de comprimento, e de 8,5 esticado. A cabeça equivale à terça parte do comprimento do corpinho. Começam a formar-se os ossos, em princípio num tecido cartilaginoso, que irá calcificar-se. O rosto continua a definir-se.






Semana 14 da Gravidez
Nesta semana, a medida do feto é já de 10 cm. Começam a formar-se os músculos.






Semana 15 da Gravidez
Geralmente neste mês solicita-se uma ultrasonografia completa para observar minuciosamente o bebê. Diferente da primeira ultrasonografia, que só mostrava uma luzinha, agora já se vê algo mais semelhante a um bebê.






Se o bebê permitir, já é possível reconhecer o seu sexo. Também poderemos verificar que está numa posição diferente, "nadando" no líquido amniótico. Os movimentos que realiza são espontâneos e vigorosos, e o líquido amniótico serve-lhe de protecção natural para amortecer qualquer pancada e mantê-lo isolado.






O bebê já tem um comprimento de 8 cm da cabeça ao cóccix, e 12 cm no total, e ocupa dois quintos do útero. A cabecinha mede aproximadamente 3 cm. Os ossos continuam a calcificar-se. Pode abrir e fechar a boca. Engole líquido amniótico e elimina-o através da urina.






Semana 16 da Gravidez
A pele do bebêé de cor avermelhada, está enrugada e coberta de lanugo, uma penugem fina que reveste o seu corpo e que conservará praticamente até ao nascimento (embora alguns bebés ainda nasçam com um pouquinho de penugem). Apesar de já ter vários centímetros, pesa apenas 130 gramas.






Nesta altura, o útero já cresceu o suficiente e excede os limites dos ossos da pélvis, pelo que a gravidez começa a tornar-se visível: aparece a "barriguinha", que é mais evidente nas mulheres que já tiveram outro filho anteriormente, porque naquelas que vão ter o seu primeiro filho os músculos estão mais firmes, a pele nunca foi esticada nem o útero distendido.






Semana 19 da Gravidez
Começa a crescer o cabelinho, as sobrancelhas e os cílios.






Semana 20 da Gravidez
O bebê mede cerca de 25 cm e pesa 350 gramas. Forma-se o vernix caseoso, uma substância esbranquiçada que cobre e protege a pele do beêé, e que o ajudará a atravessar o canal de parto. Os movimentos são cada dia mais vigorosos.






Semana 24 da Gravidez
O bebé já está mais crescido e começam a sentir-se os típicos "chutes", uma sensação única que confirma - dia a dia - a sua presença dentro da barriga da futura mamãe. Cada vez se parece mais com um bebê.






É capaz de ouvir nitidamente, a tal ponto que pode chegar a assustar-se face a ruídos muito fortes. A pele vai adquirindo maior espessura. Já pode abrir as pálpebras. Mede mais ou menos 28 centímetros, e pesa entre 550 e 600 gramas.






O final do segundo trimestre da gravidez marca a diferença face à possibilidade de sobrevivência fora do útero. Se nascesse antes da semana 24, o bebê não teria praticamente nenhuma probabilidade de sobreviver, mas poderia consegui-lo depois desse momento, e as probabilidades aumentam à medida que avança a gestação.






Quanto mais próximo da data provável do parto se produzir o nascimento, melhor será o prognóstico.






E no terceiro trimestre da Gravidez




A barriga é mais visível, sente contracções e na sua cabeça começam a surgir muitas dúvidas: saberei quando o momento chegar? O que terei de fazer quando o saco se romper? Como decorrerá o parto?.






Esta é também a etapa de maior entusiasmo: é preciso preparar tudo para a chegada do bebê, o enxoval, decorar o seu quartinho, escolher o berço. Enquanto a mamãe faz estes planos, o seu bebê continua crescendo.






Triplica o seu peso e ocupa um espaço proporcional. Já está todo formado, só lhe falta maturação e continuar a crescer.






Isto faz com que a sua barriga semana a semana seja mais proeminente, de maneira que o seu apetite, neste trimestre irá aumentar - e é verdade - cerca de 60% dos quilos de toda a gravidez. Por isso, é importante que não engorde muito nos meses anteriores.






Semana 25 da Gravidez
O corpinho observa-se cada vez mais proporcionado e cheio. Atinge um peso de 700 gramas e um comprimento de mais de 30 centímetros. Continua o desenvolvimento pulmonar e ósseo. Formam-se as vértebras.






Semana 26 da Gravidez




O seu peso calculado é de 780 gramas, e o comprimento é de 32 centímetros. Já pode ouvir (a voz da sua mamãe, os batimentos do seu coração, os ruídos da digestão, os sons externos).






Semana 27 da Gravidez




Agora atinge um peso de 900 gramas e mede cerca de 34 centímetros. O cérebro continua a crescer. Os pulmões continuam a desenvolver-se. A pele está muito enrugadinha.






Semana 28 da Gravidez




Chega a pesar 1,2 quilos. Já se formaram as sobrancelhas e algum cabelo. Os olhos já estão completamente formados. O seu corpinho vai-se arredondando cada vez mais.






Semana 29 da Gravidez




Costuma medir 35 centímetros e pesar 1.160 gramas. A cabeça já é proporcional ao resto do corpo. Continua a acumular gordura debaixo da pele, e continua a "arredondar-se".






Pode movimentar os olhos e é sensível à luz. Elimina diariamente cerca de meio litro de urina no líquido amniótico (engole o líquido amniótico e urina-o).






Semana 30 da Gravidez




O seu comprimento é de mais ou menos 37,5 centímetros e o seu peso é de 1.360 gramas aproximadamente. O lanugo começa a desaparecer. O bebê já abre e fecha os olhos.






As unhas dos pés continuam a crescer. A medula óssea produz os glóbulos vermelhos do sangue. A grande maioria dos bebês adopta a posição cefálica por volta desta semana, ou seja, coloca-se de cabeça para baixo, e assim permanecerá até ao momento do parto.






Claro que existem alguns mais rebeldes que não o fazem, e decidem que é muito mais cómodo esperar sentado.






Semana 31 da Gravidez
Já pode pesar 1.500 gramas e medir mais de 38 centímetros. Como cada vez existe mais gordura por debaixo, a pele deixa de ser tão avermelhada e passa a ficar mais rosadinha.






As unhas das mãos cresceram tanto que chegam até a borda dos dedos. Os cabelos também continuam a crescer.






Semana 32 da Gravidez
Agora o feto pesa cerca de 1.800 gramas e mede 40 centímetros ou mais. Os cinco sentidos já funcionam bem. Se fizéssemos uma ultrasonografia talvez pudéssemos vê-lo enquanto chupa o dedo. Ah!, e também tem soluços.






Depois da semana 32, o bebê começa a fabricar surfactantes, uma substância que ajuda à maturação pulmonar, indispensável para a sobrevivência.






Semana 33 da Gravidez
A pele já está rosadinha. É a semana em que há maior quantidade de líquido amniótico em toda a gravidez. A cabeça cresce um centímetro devido a que o cérebro aumentou de volume.






Semana 34 da Gravidez
O peso médio é de 2 quilos, e a medida é de 42 centímetros. Quando está acordado tem os olhos abertos, e fecha-os enquanto está a dormir. As unhas das mãos estão muito compridas e afiadas.






Semana 35 da Gravidez
Pesa 2.100 gramas e mede mais ou menos 45 centímetros. Cada vez tem menos espaço para movimentar-se. Nos meninos, é altura para os testículos descerem.






Semana 36 da Gravidez
Por volta desta semana os bebês começam a crescer a um ritmo diferente, e à medida que se aproxima a semana 40, as diferenças acentuam-se. Em média, costumam pesar cerca de 2.450 gramas e medir 46,5 centímetros. Estão muito mais gordinhos.






Semana 37 da Gravidez
A maioria dos bebês pesa à volta de 2.900 gramas e mede 49 centímetros. Quando existe luz forte, volta o rosto. Começa a treinar alguns movimentos respiratórios.






Semana 38 da Gravidez
Nesta semana, o bebê aumenta cerca de 30 gramas por dia, o que significa que ao fim destes sete dias pode pesar 3.100 gramas.






Semana 39 da Gravidez
Está pronto para sair! Os pulmões continuam a amadurecer e preparam-se para a respiração. O bebê está cada dia maior (pesa 3.200 gramas) e o espaço começa a ficar escasso: quase não tem lugar para movimentar-se.


Semana 40 da Gravidez
Em teoria, nesta semana a gravidez chega ao fim. O peso médio é de 3.450 gramas e a altura, 50 centímetros. A substância esbranquiçada que reveste o corpo do bebê já desapareceu quase completamente, embora uma parte permaneça. O mesmo acontece com o lanugo, essa penugem fina que reveste o corpo do bebê.

Calculadora de peso ideal e data provável do parto

Olá !!!

Essa calculadora é muito interessante, você pode calcular a data provável do seu parto e também calcular se o seu peso está ideal para a sua idade gestacional.

Acesse o link abaixo e calcule !!!

http://www.clinicafgo.com.br/calculos_data_peso.html


Fonte: http://www.clinicafgo.com.br/

Bem Vindas !!!



Olá !!




Esse blog foi criado para mamães e futuras mamães. Quero compartilhar e debater com vocês experiências e informações sobre gavidez e bebês.


Espero que gostem e aproveitem as dicas !!!




Um grande abraço